Tomada Para Airfryer - Por Que o Plugue da Airfryer Não Encaixa na Tomada? Como Resolver?
Será que você precisa de uma tomada para airfryer? Finalmente você comprou a sua tão sonhada airfryer, está animado para preparar suas refeições favoritas, mas ao conectar o aparelho na tomada, se depara com um obstáculo: o plugue não encaixa na tomada porque o pino da fritadeira é mais grosso!
Essa situação é frustrante, não é mesmo? Vamos entender porque sua fritadeira tem os pinos grossos e não encaixa na tomada da sua cozinha.
Por Que Isso Acontece?
A airfryer é um aparelho potente e precisa de uma corrente acima de 10 amperes para funcionar, assim como os chuveiros, micro-ondas e ar condicionado.
Todos os aparelhos que funcionam nessa mesma corrente já saem de fábrica assim, com os pinos grosso, por padrão.
Os plugues de aparelhos que trabalham na corrente de 10 amperes, os de pinos finos, podem ser tranquilamente plugados nas tomadas de 20 amperes, mas, o contrário, não.
(Lei 11.337/2006, o Conmetro – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial estabeleceu em sua Resolução n.º 11/2006 o padrão de plugues e tomadas)
Posso Utilizar um Adaptador Para Fazer a Conexão?
Poder, pode, mas não deve. Pode ser a pior escolha da sua vida. O adaptador não aguenta a intensidade alta da corrente, vai derreter. Isso pode queimar o seu aparelho e a sua casa.
Muitas famílias utilizam os adaptadores há anos e dizem que nunca tiveram problemas. Mas, uma hora dá. Quem teve sua casa incendiada também acreditava nisso. Com as extensões acontece o mesmo.
O uso de adaptador, além de ser um risco, diminui a vida útil dos aparelhos, assim como de todo sistema elétrico.
Lembrando que ao adquirir um aparelho que tenha o plugue de 20 amperes, e você utilizar o adaptador para fazer a conexão e por ventura esse plugue derreter, você perde a garantia do produto.
Então, O Que Fazer?
Você precisa de uma tomada de 20 amperes. Geralmente é só trocar a tomada e pronto.
Mas, antes de tudo, é necessário verificar se os circuitos estão corretos, no caso, os fios, e os disjuntores. Aparelhos que trabalham na corrente acima de 10 amperes tem que ter um circuito exclusivo.
Se você não tem essas informações, contrate um eletricista. Se você fizer a troca da tomada, mas o fio não for o correto, ele vai superaquecer e te trazer transtornos, podendo, inclusive, pegar fogo. Não arrisque.